quinta-feira, 19 de março de 2009

e02 - MP3

MP3 significa MPEG, também chamado de MPEG1 Layer 3. São padrões de arquivos digitais de áudio estabelecidos por Moving Picture Experts Group (MPEG). Dividido em 3 camadas e cada uma tem uma finalidade e uma capacidade diferente. Enquanto a camada 1 é destinada para ambientes de áudio profissional, a camada 3 se destina ao áudio utilizado pelo cliente final. Um minuto de música, no MP3, corresponde aproximadamente a 1MB, enquanto uma música "normal" equivale, na média, a 10MB. São usados os codificadores para se transformar uma música em MP3. O MP3 possui técninas chamadas de psico-acústicas, que possui uma faixa de frequência audível dos seres humanos, limita a audição da frequência audível e faz o mascaramento em frequência e temporal, que nada mais é do que identificar sons descartáveis. (Fontes: Wikipédia, Uol, Central Mp3.)

O aparelho de armazenamento e reprodução de MP3, o famoso MP3 player, foi originalmente inventado na Coréia do Sul no ano de 1998 por uma empresa de tecnologia, chamada SaeHan Information Systems, o nome deste aparelho era MPMan. Logo a Iriver, uma espécie de submarca da Sansung, comprou essa idéia. Segundo o site wikianswer.com o nome do inventor do MP3 comum era Allison Jane Riekkoff,no entanto não há muitos registros que comprovem esse fato. Já em 1999, a própria Sansung lançou o primeiro celular com reprodução de mp3. fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/MP3_player

O mp3 tem como função buscar sinal de áudio normal e compactá-los, através de métodos de compressão de arquivos (wav), visando preservar as características originais do áudio, porém, esse algoritmo de compactação tende a cortar frequências que não são audíveis pelo nosso ouvido, ou seja, sinais acima de 20khZ. Isso faz com que muitos bytes sejam economizados. Fonte: http://sombrasil.ig.com.br/centralmp3/

O MP3 é um formato digital de codificação que reduz significativamente a quantidade de informação necessária para representar o áudio, matendo a qualidade. A conversão do som para sinais digitais é a codificação, que transforma os números decimais em seu equivalente binário. O sistema binário é formado por apenas dois algarismos: 0 (zero) e 1 (um). , só admitindo duas possibilidades (como tudo/nada; ligado/desligado; alto/baixo; aceso/apagado). Os computadores são idealizados para armazenar instruções em múltiplos bits (que assume somente um valor: 0 ou 1) chamados bytes (que pode representar 256 valores).O MP3 Player enquanto 'artefato' lê esse código, dividindo o sinal em pequenos componentes chamados de trama, definidas por padrões matemáticos. É realizada uma análise da frequencia do sinal, divindo-o em sub-bandas. Estas podem ser processadas independentemente, alcançando uma melhor otimização. O conjunto de tramas é combinado num fluxo binário sequencial, onde cada trama é precedida por um cabeçalho, que contém informação extra sobre os dados que a sucedem. Estas tramas podem partilhar espaço de informação entre si para otimizarem os resultados da compressão.Um dos principais componentes na compressão de áudio é o conjunto de filtros multi-fase, presentes em todas as camadas do formato MP3. Esse componente divide o sinal de áudio em 32 sub-bandas frequenciais, espaçadas equilibradamente na compressão áudio MPEG1, sendo utilizado um conjunto de filtros passa-banda, cobrindo o espectro frequencial (intervalo de frequência). O áudio é processado através de tramas, compostas por 1152 amostras por canal de áudio. O filtro multi-fase reúne 3 grupos de 12 amostras cada, 36 amostras por cada subbanda (3x12), resultando nas 1152 amostras (3x12x32). (Fonte: site Instituto Superior Técnico).

2 comentários:

  1. Ola G1.
    gostamos muito do trabalho de voces. vamos colocar os pontos positivos e os negativos.
    Pontos positivos - No segundo paragrafo, as informacoes sobre a historia do mp3 player sao bem interessantes e trazem dados legais.
    No terceiro paragrafo, a explicacao sobre a compactacao do audio para o formato mp3 ficou bem clara e de facil compreensao.
    POntos negativos - Existem informacoes confusas no primeiro paragrafo, como os 10Mb que uma musica normal tem de extensao comparada ao formato mp3. No ultimo paragrafo, existem informacoes muito especificas que acabam por comprometer o entendimento do leitor.

    Parabens meus bens, o trabalho de voces ficou muito bom.
    Continuem assim !
    Beijos, abracos e apertos de maos!
    Be, De, Kika e Rafa.

    ResponderExcluir